segunda-feira, março 31, 2008

hopeful Sunday

See just this Post & Comments / 0 Comments so far / Post a Comment /   Home
Up, Down.

On Sunday I sometimes ride out on my bicycle to explore the town - today was one of those and I came across a renewable energy demonstration which left me feeling very optimistic. Doesn't take much I guess ... I have seen all this before and seen it go nowhere ... still ...



Museu Oceanográfico da FURG Terá Centro de Demonstração de Energias Alternativas, 08/08/2007.

Partzsch Elektromotoren - Pawicon/2500.

A montagem da usina de energias alternativas e exposição respectiva começou há uma semana em terreno junto ao Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios, da FURG.

A obra integra o projeto que une a FURG, a Uni La Salle, o instituto alemão Ides com um grupo de empresas, além do estado alemão da Saxônia. A montagem dos três contêineres que formam o Centro de Demonstração para Uso de Energias Renováveis, com os respectivos equipamentos, levará dez dias. O novo espaço cultural e científico será aberto à visitação da comunidade.

Para coordenar a montagem, técnicos da Alemanha e o diretor do Instituto Ides, engenheiro Klaus-Dieter Lietzmann, estão em Rio Grande. Os objetivos do centro são informar a população sobre as tecnologias já existentes para o uso de energias renováveis que possibilitem produção independente e autônoma de energia; contribuem para a proteção do clima e do meio ambiente; incentivem o desenvolvimento cultural e econômico local e que utilizem o potencial energético local.

Logo após a abertura do centro, estudantes e especialistas na área de energia, arquitetos, construtores e empresários terão mais uma opção para ampliar seus conhecimentos. Para o diretor do Museu Oceanográfico da FURG, oceanógrafo Lauro Barcellos, o principal objetivo do projeto é que seja mais um espaço científico que dê sua contribuição na formação dos estudantes de graduação da FURG e de todos os níveis de ensino.

O centro se constitui de dois contêineres que explicam, através de 16 pôsteres, todos os processos de energias alternativas e um terceiro que sedia uma usina, onde haverá geração de energia eólica (vento), solar, fotovoltaica e de biodiesel. Toda a energia gerada será utilizada na manutenção do próprio centro e o excedente será dirigida à iluminação do Museu Oceanográfico.

Furg e Universidad Tecnológica da Argentina vão firmar convênio, Carmem Ziebell, 30 de Março de 2008.

A Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) recebeu, ontem, a visita de um grupo de professores e pesquisadores da Faculdad Regional Buenos Aires da Universidad Tecnológica Nacional, da Argentina, liderado pelo decano Luis Angel De Marco. A visita começou pelo Museu Oceanográfico da Furg, onde os representantes da universidade argentina almoçaram e dialogaram com o reitor da Furg, João Carlos Cousin, com o vice-reitor Ernesto Casares Pinto, o pró-reitor de Pesquisa, Luiz Eduardo Nery, e o diretor do museu, oceanólogo Lauro Barcellos, mais Klaus-Dieter Lietzmann, diretor da empresa EPI Energia.

Os representantes da UTN conheceram o Centro de Demonstração de Energias Renováveis, instalado pela EPI, em parceria com a Furg, UniLaSalle e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Ides), na área do Museu Oceanográfico, pois estão planejando a instalação de um centro de energias renováveis no campus da UTN. Conforme Luis Angel De Marco, eles já têm experiência em energia fotovoltaica e querem abrir caminho para outras energias alternativas. Lá, o centro terá uma infra-estrutura maior, pois contará com mais tipos de energias.

A idéia, segundo De Marco, é ajudar a difundir estas alternativas e conscientizar a população sobre a importância do uso destas energias. Conforme o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, parte da energia gerada no centro daqui já é utilizada dentro e fora do Museu Antártico e estudantes de cursos ligados à área tecnológica – especialmente engenharias – estão tendo aulas no local. No encontro, também ficou acertada a assinatura de um convênio visando à parceria entre a Furg e a UTN para atuação em diversas áreas do conhecimento.

De Marco observou que as duas universidades têm muitas áreas em comum e os departamentos de especialidades podem combinar a troca de conhecimentos entre alunos e professores. O reitor da Furg, João Carlos Cousin, disse que a universidade rio-grandina já tem convênios com uma série de instituições de outros países e com a UTN tem a oportunidade de aprofundar este relacionamento, firmando convênio e fazendo intercâmbio de conhecimento. Cousin acredita que este convênio pode ser concretizado através de um encontro científico entre a Furg e UTN.

O "meeting" poderá reunir pesquisadores de várias áreas, já que a UTN tem grande produção de conhecimento na área de engenharia, da qual a Furg já oferece sete cursos. Na área de energia e meio ambiente, a Furg detém grande capacidade de pesquisa e ensino, o que pode propiciar um bom intercâmbio. A Universidad Tecnológica Nacional é uma instituição de ensino superior com vários campi espalhados pela Argentina. Após a visita ao Museu, onde também conheceram o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), os representantes da UTN estiveram na Reitoria da Furg e nos departamentos de Química e Física.

Além do professor De Marco, visitaram as unidades da universidade rio-grandina o secretário de Ciência e Tecnologia da UTN, Oscar Noguez, o professor especialista em energias renováveis Ariel Fabián Gonzalez e o engenheiro e tecnólogo Carlos Antenor Muñoz. Pela EPI, ainda a diretora administrativa Annelise Dessoy e o gerente de Projetos Sebastian Schlossarek.

Ides

Klaus-Dieter Lietzmann relatou que o instituto pretende dar continuidade ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento de projetos de energias renováveis no Município, pois tem um protocolo de intenções firmado com a Prefeitura Municipal neste sentido. E informou que a partir da instalação do Centro de Demonstração de Energias Renováveis na área do Museu, surgiram projetos para outros locais, como Fortaleza. "A iniciativa com a Furg gerou outros projetos", salientou.

Down.