quarta-feira, abril 23, 2008

St. George / São Jorge

See just this Post & Comments / 0 Comments so far / Post a Comment /   Home
Up, Down.

Um dragão saía de vez em quando de um lago no Oriente Médio e cuspia fogo nas plantações de uma cidade. Para aplacar a ira do bicho, era oferecido um sacrifício humano. Coube ao rei local enviar sua filha, que aceitou seu destino. A moça estava aterrorizada quando surgiu um cavaleiro com capa vermelha, montado num cavalo branco: foi Jorge quem enfrentou as labaredas do dragão e o domou.


Polêmica na celebração a São Jorge, Jornal do Brasil, 23/04/08.

Por falta de registro histórico, santo chegou a ser rebaixado pelo papa Paulo VI em 1969.

O Rio de Janeiro tem hoje mais um feriado, o quinto do ano, e o prejuízo estimado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) para cada dia de braços cruzados é de R$ 1,2 bilhão. E este não é um feriado qualquer, é dia de São Jorge, que, em 1969, em meio a diversas reformas da Igreja, foi rebaixado a santo menor, de terceira categoria, pelo papa Paulo VI, durante o Concílio do Vaticano. A decisão, segundo professor Orlando Fedeli, da Associação Cultural Montfort, de São Paulo, veio para agradar aos protestantes que são contra o culto dos santos. Desta maneira, Paulo VI aboliu o culto dos santos que não tinham registros históricos, mas somente relatos tradicionais, como São Jorge.

Com a determinação polêmica, a adoração ao santo, que chegou ao Brasil com os portugueses, passou a ser opcional no calendário cristão. No entanto, no ano 2000, o papa João Paulo II determinou a reabilitação plena de São Jorge como santo de primeira categoria, reconduzindo-o ao destaque na hierarquia da Igreja Católica.

No sincretismo religioso brasileiro, São Jorge é também festejado como Ogum no Candomblé e na Umbanda. O orixá e o santo têm as mesmas características: guerreiro, valente, deus do ferro e das armas de metal. Assim como Jorge, Ogum protege os oprimidos. Na astrologia, São Jorge representa Marte e o signo de Áries.

Devoção pelo mundo

Santo patrono da Inglaterra (Igreja Anglicana), Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou (Igreja Ortodoxa), além de ser padroeiro dos escoteiros e do Sport Club Corinthians Paulista, São Jorge nasceu na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá, foi promovido a capitão do exército romano.

Com 23 anos, foi residir na corte imperial, em Roma, exercendo altas funções. Como passou a demonstrar sua fidelidade a Jesus, o imperador Diocleciano tentou fazê-lo desistir da fé, torturando-o de vários modos. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus, no dia 23 de abril de 303 D.C.

Dragão

Historiadores garantem que a lenda do dragão foi criada na Idade Medieval, graças à fama que o santo tinha de defender os mais necessitados. Não há um documento oficial que comprove a história. Segundo versões, um dragão saía de vez em quando de um lago no Oriente Médio e cuspia fogo nas plantações de uma cidade. Para aplacar a ira do bicho, era oferecido um sacrifício humano. Coube ao rei local enviar sua filha, que aceitou seu destino. A moça estava aterrorizada quando surgiu um cavaleiro com capa vermelha, montado num cavalo branco: foi Jorge quem enfrentou as labaredas do dragão e o domou.

Snidely Whiplash / Dishonest John, Dudley Do-Right, Nell Fenwick & Horse. The thing has all the melodramatic elements: maiden in jeopardy, good, evil - except in this case Nell is in love with Horse rather than Dudley ...

For those with febrile imaginations I should only need to compare, say, graceful images in Solomon's Song of Songs, or even David's Abishag the Shunammite, with Nell Noodnick (starring as the United Church of Canada) and then place Gretta Vosper either as Dudley in drag or Snidely depending on your point of view ... and Presto Whiffo! off you go.

More topically we could insert Giuliano Zacardelli, Barbara George, and the RCMP stables along with the whole of the "people of Canada."

Everything but "and they all lived happily ever after."



Down.